
Como acontece o processo terapêutico?
O processo terapêutico é um caminho construído colaborativamente entre psicóloga e cliente (eu e você).
Primeiros encontros
Nas primeiras sessões iremos nos conhecer. E eu buscarei compreender as suas demandas e as variáveis envolvidas nas suas dificuldades. Contextos, pensamentos, emoções, comportamentos serão analisados cuidadosamente para que possamos compreender como as suas dificuldades têm se mantido ao longo da sua história.
Formulação do caso
A partir dos dados coletados e do vínculo de confiança construído nas sessões iniciais ficará mais claro quais serão seus objetivos no processo terapêutico. Objetivos, conectados com valores, irão direcionar os próximos passos.
Intervenção
Ao longo do processo, iremos caminhar com foco nos objetivos delineados, a partir de intervenções adequadas, abrangendo contextos, pensamentos, emoções e comportamentos. Todo processo pode (e deve) ser visto e revisto continuamente. É comum e esperado que uma maior clareza sobre si promova a revisão de objetivos ou a inclusão de outros.
Finalização
Por fim, é provável que chegue o momento de você caminhar sozinha. Não existe um tempo pré-definido que vale para todo mundo. O que existe é o tempo que você precisa para dar esse passo. Nesse momento, pensaremos juntas, baseado em todo processo construído, em estratégias para lidar com possíveis desafios. E então, você caminhará com mais recursos para lidar com os desafios inerentes à vida. E com a consciência de que retornar, se necessário, não é sinal de fraqueza, mas de coragem em assumir as próprias dificuldades e buscar ajuda para superá-las.