top of page

Desenvolvendo pais e filhos

Crianças sorridentes posando juntas

Terapia para crianças 

​​​​

Na terapia infantil caminharemos na direção do melhor desenvolvimento possível das habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais da criança. Iremos juntos, investigar as possíveis causas das dificuldades vivenciadas e traçar um plano de intervenção que seja acolhedor para a criança e sua família. Não existe uma fórmula pronta que seja eficaz para todas as crianças. Por isso, além de olhar para os estudos, olharemos para criança, família e suas particularidades. 

A terapia com crianças incorpora estratégias lúdicas para promover engajamento e compreensão do que se pretende trabalhar. Também deve envolver o acolhimento de uma presença bem próxima dos pais e/ou responsáveis, para que as habilidades trabalhadas na terapia possam ser ampliadas para outros contextos, ou seja, para o dia a dia da criança e de sua família.

 

Não é necessário um diagnóstico para que se busque a psicoterapia. Ao se observar sinais de sofrimento, mudanças no padrão habitual de comportamento, ou ainda, que a criança não está conseguindo caminhar como as outras crianças em fases próximas de desenvolvimento, é importante buscar avaliação psicológica.

Terapia para adolescentes

 

A adolescência é uma fase com particularidades que, muitas vezes, desafiam os pais. Mudanças na relação com a família são esperadas, bem como, o maior interesse do adolescente por outras relações, para além do núcleo familiar. 

 

Nessas novas relações, novos desafios tendem a ocorrer, para o adolescente, bem como para sua família. Por vezes, todas essas mudanças mobilizam emoções difíceis e contraditórias nos envolvidos. Ainda que seja apenas mais uma fase do desenvolvimento, pode ser bastante desafiador em alguns casos.

 

​A psicoterapia para os adolescentes e a orientação parental para a família é uma oportunidade de vivenciar esse processo, acolhendo os desafios, sem perder as alegrias da jornada.

​​

Orientação parental

A orientação parental consiste em um momento em que, psicóloga e pais e/ou responsáveis, irão pensar juntos em estratégias para as dificuldades vivenciadas no processo de educar, cuidar e se relacionar com os filhos.

Buscarei trazer contribuições teóricas sobre as demandas, bem como, iremos analisar as dificuldades vivenciadas, tendo como referência esses estudos. Vocês, pais, por sua vez, irão contribuir com o conhecimento único que têm sobre seus filhos e também sobre a realidade da família e as estratégias possíveis dentro do seu contexto de vida.

Juntos, iremos traçar caminhos possíveis, visando desenvolvimento e bem-estar de crianças, adolescentes e suas famílias.

Dúvidas frequentes

Qual a faixa etária que atendo?

  • De 8 a 18 anos

Crianças com menos de 8 anos não se beneficiam da psicoterapia?

  • Se beneficiam sim. É apenas uma especificidade do meu trabalho.

Os pais serão orientados?

  • Os pais serão orientados frequentemente. O ambiente cotidiano é fundamental para potencializar o melhor desenvolvimento possível. Portanto, o trabalho com crianças e adolescentes é construído entre psicóloga, paciente e família.

bottom of page