Áreas de atuação
Terapia Infantil
Na terapia infantil caminho ao lado da criança e de sua família, na direção do melhor desenvolvimento possível de suas habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais. Iremos juntos, investigar as possíveis causas das dificuldades vivenciadas e traçar um plano de intervenção que tenha boas chances de eficácia, e que seja, ao mesmo tempo, acolhedor para a criança e sua família. Não existe uma fórmula pronta que seja eficaz para todas as crianças. Por isso, além de olhar para os estudos, olharemos para a criança e suas particularidades.
A terapia com crianças incorpora estratégias lúdicas para promover engajamento e compreensão do que se pretende trabalhar. Também deve envolver o acolhimento de uma presença bem próxima dos pais e/ou responsáveis, para que as habilidades trabalhadas na terapia possam ser ampliadas para outros outros contextos, ou seja, para o dia a dia da criança e de sua família.
Não é necessário um diagnóstico para que se busque a psicoterapia. Ao se observar sinais de sofrimento, mudanças no padrão habitual de comportamento, ou ainda, que a criança não está conseguindo caminhar como as outras crianças em fases próximas de desenvolvimento, é importante buscar avaliação psicológica.
Terapia para adolescentes
A adolescência é uma fase com particularidades que, muitas vezes, desafiam os pais. Mudanças na relação com a família são esperadas, bem como, o maior interesse do adolescente por outras relações, para além do núcleo familiar.
Nessas novas relações, novos desafios tendem a ocorrer, para o adolescente, bem como para sua família. Por vezes, todas essas mudanças mobilizam emoções difíceis e contraditórias nos envolvidos. Ainda que seja apenas mais uma fase do desenvolvimento, pode ser bastante desafiador em alguns casos.
A psicoterapia para os adolescentes e a orientação parental para a família é uma oportunidade de vivenciar esse processo, acolhendo os desafios, sem perder as alegrias da jornada.
Orientação para pais
A orientação parental consiste em um momento em que, psicóloga e pais e/ou responsáveis, irão pensar juntos em estratégias para as dificuldades vivenciadas no processo de educar, cuidar e se relacionar com os filhos.
A psicóloga trará contribuições teóricas dos estudos sobre o tema, bem como, irá analisar as dificuldades vivenciadas, tendo como referência esses estudos. Os pais, por sua vez, irão contribuir com o conhecimento único que têm sobre seus filhos e também sobre a realidade da família e as estratégias possíveis dentro do seu contexto de vida.
Juntos, iremos traçar caminhos possíveis, visando desenvolvimento e bem-estar de crianças, adolescentes e suas famílias.
Terapia para mulheres
A psicoterapia para mulheres é uma oportunidade para entrar em contato com dificuldades e limites de sua trajetória, em busca de se conectar com seus valores e caminhar na direção do que é significativo para você.
Ao longo da minha trajetória atendendo mulheres, mas também atendendo mães no processo de orientação parental, foi possível notar o quanto vivemos contextos desafiadores mediante tantas demandas do nosso tempo.
Olhar com carinho para si é uma poderosa forma de autocuidado, que pode potencializar tantos outros ganhos. Convivemos com pensamentos e emoções, conectados a contextos e histórias de vida. Não é raro que todos esses componentes se percam numa vida vivida de forma automática e sem reflexão.
Parar e se olhar com clareza certamente não irá eliminar as dificuldades e sofrimentos inerentes à vida, mas é uma excelente oportunidade para desenvolver estratégias de um melhor relacionamento com pensamentos e emoções.
Psicoterapia
O modelo de psicoterapia com o qual trabalho se orienta por intervenções cognitivas e comportamentais. Nesse sentido, iremos buscar compreender como contextos de vida, pensamentos, emoções e comportamentos interagem numa história de vida particular e trazem resultados específicos.
No seu tempo, iremos olhar para o que te afeta e como te afeta, para então compreender e pensar estratégias na direção do que é importante para você. Não se trata apenas de eliminar sintomas, mas de construir uma vida ainda mais significativa.
Para além do diagnóstico..
Não precisamos ter um diagnóstico para buscar atendimento psicológico.
Às vezes, o que enfrentamos é uma fase difícil, um conflito interno, uma decisão importante, uma mudança que parece grande demais, ou simplesmente a vontade de viver com mais significado, consciência e bem-estar.
Do mesmo modo, pais podem observar que algo não vai bem com seus filhos.
Se você sente que precisa desse apoio, mesmo sem um diagnóstico específico, saiba que isso já é motivo suficiente para buscar esse cuidado. E eu estou aqui para acolher mulheres, crianças, adolescentes e pais nesse processo.